Esta é uma época de profundas e aceleradas mudanças, marcada por um cenário de negócios altamente competitivo e globalizado.
Temos assistido, nos últimos tempos, a uma profunda transformação digital. Hoje somos todos pessoas diferentes, olhamos para o mundo de forma distinta e assistimos a uma progressiva mudança na forma como as empresas, as marcas e as pessoas se relacionam e comunicam.
Os tempos são desafiantes para quem cria e gere negócios.
Há um novo mundo na forma como se desenvolvem estratégias de marketing em paralelo à área financeira e de sustentabilidade. Novos comportamentos que são urgentes compreender, novos papéis que são precisos assumir e novas histórias que se têm de contar, para criar cada vez mais engagement.
Atualmente tudo comunica. As pessoas. As marcas. As empresas. O mundo. As doenças. As causas e infelizmente até as guerras…
O desafio é criar um ambiente saudável entre o marketing e as finanças
Em qualquer empresa, estas áreas – marketing e finanças – por vezes, podem parecer mundos à parte. Enquanto o marketing «mira» estrelas, pensando em como cativar e expandir a base de dados de clientes, as finanças estão frequentemente focadas em números, orçamentos e fundos de maneio. No entanto, para um negócio e/ou atividade prosperar, é crucial que estes dois universos “paralelos” não apenas coexistam, mas se unam e movimentem em uníssono numa dança harmoniosa, como se de um ballet se tratasse.
É importante entender que, embora os métodos e as abordagens possam variar, o objetivo final de ambos é o mesmo: o sucesso da empresa. O marketing visa aumentar a visibilidade da marca, gerar lealdade do cliente e, em última análise, aumentar as vendas. Por outro lado, as finanças garantem que a empresa tenha os recursos necessários para fazer essas campanhas, e que os retornos justifiquem os investimentos. Tão simples quanto isto!
Uma das áreas mais evidentes de sobreposição entre o marketing e as finanças é a definição e a gestão dos orçamentos. A área financeira assegura que os gastos estejam alinhados com as projeções e objetivos da empresa. Enquanto isso, o marketing garante que cada euro gasto gera um retorno positivo. No limite, uma campanha de marketing pode ser criativa e inovadora, mas se não gerar um retorno financeiro, é preciso repensar a estratégia.
A Era Digital veio beneficiar esta «dança»
As ferramentas analíticas atuais permitem que os profissionais de marketing rastreiem meticulosamente a eficácia das campanhas, proporcionando aos financeiros dados concretos sobre o desempenho de cada investimento. Estas sinergias baseadas em dados permitem uma tomada de decisão mais informada, ágil e saudável para todos.
Para que o Ballet seja verdadeiramente harmonioso, a comunicação entre o marketing e as finanças é essencial. Ambos devem reunir regularmente para discutir objetivos, resultados e ajustar estratégias sustentáveis conforme necessário.
Ao trabalharem juntos desde o início, é mais provável que as campanhas sejam bem-sucedidas e alinhadas com os objetivos financeiros e, por consequência, com o sucesso da empresa.
O papel da aprendizagem ao longo da vida
Como pode uma empresa formar eficazmente as suas equipas nestes domínios, garantindo simultaneamente um retorno tangível?
A aprendizagem ao longo da vida é um investimento. Seja em soft skills, como comunicação e trabalho em equipa, ou em competências técnicas específicas, como análise de dados para os profissionais de marketing ou gestão orçamental para financeiros. Contudo, o verdadeiro valor da formação revela-se quando ela se traduz em melhorias palpáveis, quer no desempenho individual, quer nos resultados da empresa.
Ao abordar a formação para as equipas de marketing e de finanças, é fundamental entrelaçar os conceitos entre as áreas. Isto não significa apenas formar os profissionais de marketing na componente de orçamentação ou os financeiros em estratégias de marketing. Significa, sim, desenvolver uma mentalidade híbrida, holística, onde ambos compreendam e valorizem os objetivos e desafios uns dos outros.
Por exemplo, um programa de formação pode simular o lançamento de um produto, onde as equipas de marketing e finanças trabalham juntas desde a conceção até ao lançamento do mesmo. Este tipo de formação não só reforça as competências técnicas, mas também fomenta a comunicação e a colaboração.
A dança entre o marketing e as finanças, quando coreografada corretamente, é um ballet de beleza, estratégia e sustentabilidade!