Aprendizagem ao Longo da Vida

APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: impacto, relevância e tendências

Parecem emergir novas soluções integradoras e suscetíveis de potenciarem o melhor desenvolvimento individual e organizacional, que se prendem com a junção entre formação intraempresas, formação interempresas e competências em gestão, marketing, comunicação, branding, liderança & tecnologia digital.

Uma das soluções integradoras parece ser a formação de executivos, enquanto conceito consistente, mas que continua a carecer de forte consolidação em Portugal.

As funções prioritárias das empresas, das marcas e das pessoas, evoluíram com a complexidade do ambiente económico, tecnológico e concorrencial atualmente vivido no mundo. Sabemos que hoje os negócios de sucesso serão aqueles que também mais investirem no desenvolvimento de life & soft skills.

A formação de executivos tem cada vez mais destaque no mundo empresarial como um sistema de desenvolvimento de pessoas e talentos humanos alinhados com as estratégias do negócio. Este foco deve ser legitimado na melhoria da produtividade, aumento da competitividade económica e eficácia pessoal.

Há uma mudança de paradigma no desenvolvimento de competências essenciais para o negócio, e é aqui que a People Talent pode dar o seu contributo.

É preciso recuperar o mundo da crise económica provocada pela pandemia e gerir as consequências da atual guerra em território europeu.

Nos próximos anos a humanidade vai enfrentar desafios decisivos.

Neste mundo globalizado e em acelerada mudança tecnológica, deter conhecimento e competência, nas áreas da gestão, marketing, comunicação, branding, liderança & tecnologia digital, é fundamental para a robustez e competitividade de um país.

Agende uma reunião e conheça os serviços que temos para lhe oferecer.

Os colaboradores das organizações deverão possuir aprofundados conhecimentos/competências profissionais e «perícia em life & soft skils» para evoluírem profissionalmente na carreira. Estas áreas também se transformaram numa potencialidade requerida pelo mercado de trabalho e a aprendizagem ao longo da vida é vista como um esforço que não pode ser separada da atividade profissional do indivíduo.

Os indivíduos que aceitaram passivamente usar os ensinamentos da formação, tornam-se agora participantes e investidores ativos do seu capital intelectual.

Entrámos na Era do Marketing. Citando Philip Kotler num documentário de TV sobre novas competências de marketing: “(…) porque tudo o que fazemos na vida é marketing (…)”.

Os grandes desafios de futuro, exigem alinhar as competências em gestão, marketing, comunicação, branding, liderança & tecnologia digital, adquiridas com o que é cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho.

Absorver talento gerador de riqueza será mais fácil numa economia mais competitiva e inovadora.