Dealbridge Portugal

Investidores “de olho” no setor de FOODTECH!

O futuro da alimentação envolverá, provavelmente, uma mistura de abordagens tradicionais e inovadoras e a tecnologia alimentar é uma grande promessa para enfrentar os desafios de uma população global em crescimento, as alterações climáticas e a sustentabilidade na indústria alimentar.

Este setor tem vindo a ganhar alguma atenção e está a atrair todo o tipo de Investidores estratégicos e/ou financeiros.
Os Investidores interessados em empresas de foodtech podem encontrar várias oportunidades em Portugal. A indústria de foodtech está em ascensão em todo o mundo e Portugal não é exceção.

Aqui estão algumas áreas de foco nas quais as empresas portuguesas estão a apostar:

Alimentos alternativos e sustentáveis: Empresas que desenvolvem alimentos alternativos, como substitutos de carne à base de plantas, ou o Ovo 100% vegetal, que com o avanço da tecnologia, se tornam ainda mais realistas em termos de sabor, textura e perfil nutricional têm ganho elevado destaque. Empresas como a NewFoods ou a Plantalicious, são exemplos de startups que podem atrair investidores interessados nesta área.

Tecnologia agrícola (AgriTech): Startups que aplicam tecnologia para melhorar a eficiência da produção agrícola, reduzir o desperdício de alimentos e promover práticas agrícolas sustentáveis também são áreas de interesse. Empresas como a Agroop e a FarmCloud são exemplos de empresas portuguesas que estão inovar neste campo.

Alimentos personalizados e nutrição: Com a crescente conscientização sobre a importância da nutrição personalizada, empresas que oferecem soluções personalizadas de alimentação e suplementação têm vindo a ganhar popularidade. A Nutrium e a Nutrify são exemplos de startups portuguesas que estão a apostar neste setor.

Alimentos impressos em 3D: A tecnologia de impressão 3D permite um controlo preciso da composição e estrutura dos alimentos, abrindo possibilidades para a criação de texturas, formas e sabores únicos. A CFER Labs é um dos exemplos de uma empresa com ADN 100% português composta por uma equipa de cientistas alimentares, bioquímicos e nutricionistas que tem vindo a colaborar com várias empresa de produção alimentar, contribuindo para o progresso tecnológico do setor dos alimentos e das bebidas.

Paula Ferreira Araújo
Dealbridge Portugal

Partilhe este artigo

Mais People News

  • O Personal Branding e o Lifelong Learning

    O Personal Branding e o Lifelong Learning

  • Investidores “de olho” no setor de FOODTECH!

    Investidores “de olho” no setor de FOODTECH!