Emerging Branding Trends in the Post-COVID World

Emerging Branding Trends in the Post-COVID World - Cover
Keywords: Brand Management, Branding, Marketing, Delphi Method

Abstract

Innovative branding approaches are emerging since the fundamentals of brand management are being called into question. This scenario has been enhanced by COVID-19, which has brought profound impacts from which a different world will emerge. Building on this, the purpose of this study is twofold. First, to explore how the COVID-19 pandemic is influencing new trends in brand management.

Second, to identify the trends that may consolidate in the post-COVID scenario. A qualitative and exploratory approach was adopted through the Delphi Method. An information-gathering process was undertaken by a panel of 45 marketing professionals from Portugal and Brazil. Informed by the Brand Work Manifesto principles, the most relevant trends to consolidate in the post-pandemic world were addressed, and findings highlight four of them: Open, new ways for the brand to generate value through an open and deeper relationship with stakeholders in the ecosystem; Agile, growing relevance of agile and flexible brand management; Digital, how the digital revolution is transforming brand management; and Authentic, the growing importance of brand purpose to generate true value.

References

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Membros do Conselho Técnico-Científico da People Talent que contribuíram para o artigo científico:

Manuela Guerreiro - Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve

Manuela Guerreiro

DOCENTE UNIVERSITÁRIO

Faculdade de Economia e Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs), da Universidade do Algarve

Manuela Guerreiro é doutorada em Ciências Económicas e Empresariais e mestre em Gestão Cultural na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É Diretora do Mestrado em Gestão de Marketing, membro da Direção do Doutoramento em Turismo e Co-coordenadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) na mesma instituição. Publicou vários artigos em revistas científicas com revisão por pares nas áreas do Turismo e Marketing, com especial enfoque no Comportamento do Consumidor, Gestão de Marcas, Imagem dos Destinos, Marketing e Design.

Ver currículo científico na CIÊNCIAVITAE

Carla Viana - CEO People Talent | Vice-Presidente Associação de Marketing Digital | Especialista em Gestão e Administração | Gestora de Marketing

Carla Viana

CEO & DIRETORA EXECUTIVA PEOPLE TALENT – LIFE LONG LEARNING

Especialista em Gestão e Administração & Especialista em Marketing e Publicidade | Docente Ensino Superior

Tem concluída a parte letiva do Doutoramento em Economia da Empresa, tem Mestrado e Pós-Graduação em Marketing e Licenciatura em Gestão de Marketing. Detém o Programa Avançado de Gestão para Executivos pela Universidade Católica Portuguesa. É Doutoranda em Ciências Empresariais, com especialização em Marketing, pela Universidade Portucalense.

Detém os Títulos Académicos: Especialista em Gestão e Administração, por Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Coimbra e IPAM Porto; Especialista em Marketing e Publicidade, por Conselhos Técnico-Científicos, IADE e IPAM Lisboa; Especialista em Marketing e Publicidade, por Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS) e Instituto Politécnico de Leiria.

Desde 2002 é Docente Universitária do Ensino Superior Público e Particular nas áreas gerais de gestão, marketing, digital, branding, comercial, e serviços de educação executiva. É ainda, desde 2006, Consultora e Formadora Certificada.

Desde 2007, na sua atividade profissional e empresarial tem assumido cargos de liderança e direção em sectores e empresas de prestígio e reconhecimento, referências nacionais nas áreas da gestão e do marketing.

Entre 2015 e 2023 ocupou o cargo de Vice-Presidente da Associação de Marketing Digital.

Atualmente é CEO & Diretora Executiva da marca People Talent – Life Long Learning.

Ver currículo científico na CIÊNCIAVITAE e na ORCID

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