Um artigo de opinião de Carla Viana, CEO & Executive Director People Talent – Life Long Learning.
A marca pessoal de Elon Musk é um exemplo de uma imagem pública influente, alinhada com os seus objetivos empresariais, e que o posiciona como um dos principais líderes atuais.
Um dos líderes mais influentes da atualidade. Será?
A marca pessoal tornou-se um ativo essencial na gestão de uma carreira e na perceção de talento. Num mundo onde a digitalização e a personalização dominam, Elon Musk representa um caso paradigmático de como a gestão da imagem pública pode influenciar o sucesso empresarial. A estratégia adotada por Musk incorpora diversas tendências emergentes na construção de uma marca pessoal, pois distingue-se pela sua comunicação direta com o público e a sua abordagem é marcada pela interação com seguidores, investidores e consumidores. Em vez de utilizar uma comunicação institucional tradicional, Musk opta por um estilo espontâneo, o que vem reforçar a perceção de autenticidade e, esta estratégia, aproxima-o claramente da sua audiência.
O posicionamento da marca no digital
A integração da Inteligência Artificial na sua marca pessoal é evidente no seu envolvimento com projetos como Tesla, OpenAI e xAI. Esta utilização estratégica da IA demonstra conhecimento, visão sobre o futuro tecnológico, e reforça a ideia de que a sua marca pessoal está diretamente associada à disrupção e à inovação.
A presença de Musk no ecossistema digital é, sem a mínima dúvida, uma estratégia de comunicação muito inteligente. A sua atividade nas redes sociais não se limita à promoção de projetos empresariais, inclui opiniões sobre o futuro da humanidade e interações que influenciam os mercados financeiros. A sua marca pessoal assume um caráter global, com impacto significativo nas decisões de stakeholders e na perceção do seu papel como líder de pensamento.
Musk e o amor…
Para além da sua presença no mundo empresarial e tecnológico, a vida pessoal de Elon Musk também é um reflexo da sua marca, quer se queira, quer não. As suas relações amorosas são frequentemente analisadas pelo impacto que têm na sua imagem pública. A forma como gere os seus relacionamentos, muitas vezes de maneira intensa e mediática, contribui para a perceção de que é obcecado pelo futuro. A sua marca pessoal é, assim, composta por um misto de genialidade, vulnerabilidade e dinamismo.
A aproximação ao presidente dos EUA
Durante a campanha presidencial de 2024, Musk tornou-se um dos principais apoiantes de Trump, contribuindo significativamente para a sua campanha e participando ativamente em eventos políticos. Esta aliança estratégica pode ser interpretada como uma tentativa de Musk de alinhar a sua marca pessoal com figuras de poder, potenciando a influência das suas empresas no cenário político e económico. No entanto, esta proximidade também poderá levantar questões sobre possíveis conflitos de interesse e o impacto na perceção pública da sua imagem.
Isto só demonstra que a gestão da marca pessoal é um fator determinante para o impacto e para a longevidade de qualquer profissional num mercado digital e, por consequência, global. Veremos nos próximos tempos o que vem por aí! Mas que é de génio, é.
Elon Musk | Fotografia: PATRICK PLEUL, Getty