É um facto: a gestão de uma marca pessoal exige um equilíbrio muito grande entre autenticidade e adaptação. E Shakira é um exemplo disso mesmo. Um artigo de opinião de Carla Viana, CEO & Executive Director People Talent – Life Long Learning.

A construção de uma marca pessoal exige consistência, relevância, capacidade de adaptação e, no universo da música e do entretenimento, há um nome que tangibiliza essa dinâmica muito bem, Shakira. A cantora colombiana, que emergiu no cenário internacional na década de 1990, consolidou-se como um ícone musical. Desde os primeiros álbuns, caracterizados por uma fusão de pop, rock e influências latinas, até mais recentemente à inclusão de ritmos urbanos, a cantora não se desvia do seu caminho enquanto marca e, é essa capacidade de integrar novas influências, sem perder a essência, que lhe dão sucesso a nível mundial.

A reinvenção

Há 3 elementos no seu percurso internacional que também ditam o seu sucesso: (1) a adaptação linguística, (2) as colaborações, (3) e parcerias estratégicas. Quem nunca viu no TikTok o seu início de carreira? Quem diria que ultrapassaria todos aqueles obstáculos? Sem dúvida que a decisão de lançar músicas em espanhol e inglês ampliou o seu target, tornando-a uma das poucas artistas latinas a atingir o topo das tabelas internacionais. Também, as parcerias com artistas de diferentes géneros e mercados, como Beyoncé, Rihanna e Bizarrap, apoiaram esta capacidade de se reinventar e manter-se alinhada com as tendências.

A estratégia de branding de Shakira vai para além da indústria musical. O seu envolvimento: em iniciativas de filantropia (através da fundação Pies Descalzos); no mundo dos perfumes e dos produtos de beleza; a associação com marcas globais, como a Pepsi e a FIFA; demonstra que tem uma abordagem dinâmica na gestão da sua imagem, percecionada como credível e de grande impacto para as marcas que a comunicam.

A intimidade

Sabemos que nem tudo é maravilhoso. Nos últimos anos, Shakira atravessou muitas mudanças na vida pessoal e profissional, incluindo a separação mediática e novos desafios na gestão da sua carreira. Mas, sem dúvida, que as respostas a esses acontecimentos foram marcadas por estratégias eficazes de comunicação e lançamentos musicais que capitalizaram o interesse do público. Inteligência não lhe falta.

É esta capacidade de adaptação a diferentes contextos que a tornam a marca talento que é. Well Done Shakira! Queremos ver-te e ouvir-te mais. Fazes-nos bem.

Partilhe este artigo

Mais People News

  • Nova Identidade APPM

    Nova Identidade APPM

  • Elon Musk, Génio ou Influencer

    Elon Musk, Génio ou Influencer